Como as cores impactam nas conexões criadas dentro do supermercado?
Bruna GeraArte • 26 de fevereiro de 2024
Não é sobre vender produtos, é sobre criar conexões!
Você já parou para pensar no impacto das cores ao entrar em um supermercado?
No varejo, sabemos que não se trata apenas de vender produtos, mas sim de criar conexões duradouras com nossos clientes! E uma das ferramentas mais poderosas para isso é a comunicação visual, especialmente o USO ESTRATÉGICO das cores. Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae-SP (2015), melhorias nos aspectos visuais da loja (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros) podem ampliar as vendas de 12% a 40%
Neste segmento, a primeira divisão entre cores que se pode fazer, é entre as cores quentes e frias!
- Cores Quentes
Estimulam o observador e causam uma sensação de calor, aproximação, euforia.
Suas tonalidades tendem para o amarelo e para a combinação dos tons alaranjados e avermelhados, indo para o magenta.
Encorajam decisões rápidas e compras com baixo envolvimento, como produtos com baixo valor ou comprados frequentemente.
- Cores Frias
Elas são calmantes, às vezes melancólicas. São mais “distantes”, indiferentes e formais. São aquelas que “puxam” para a cor azul e para a combinação verde, azul e violeta.
São favoráveis quando clientes precisam de tempo para tomar decisões, como compras de alto índice de envolvimento. Por exemplo, produtos mais caros e comprados em ocasiões mais especiais.
Em resumo, as cores desempenham um papel fundamental na criação de conexões emocionais dentro do supermercado. Elas não apenas atraem a atenção dos clientes, mas também influenciam seus estados de espírito e comportamentos de compra.


Em menos de um mês, estaremos no maior evento empresarial de Minas Gerais! 🤩 A Superminas reúne expositores de todo o Brasil, proporcionando oportunidades para fortalecer relacionamentos comerciais e desenvolver o setor varejista. Nosso estande será no espaço do nosso parceiro @rematec. 🤝 A feira acontece de 22 a 24 de outubro na Expominas, em Belo Horizonte. 📍

Gera Arte marca presença no maior evento varejista da região Norte do Brasil! Organizado pela Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), o evento é uma oportunidade única para negócios, networking e palestras sobre o futuro do setor, reunindo pequenos e grandes varejistas de todo o país. Venha nos visitar no estande do nosso parceiro @follmannprojetoscomerciais! 🤝

Varejo deve registrar crescimento recorde em mais de uma década. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de um aumento de 30% nas vendas, um índice não registrado desde 2013. Fatores contribuintes: - Elevação da renda da população - Redução da taxa de desemprego para o menor nível em 10 anos. O setor de hiper e supermercados foi crucial nesta recuperação, com um aumento de 1,7% em vendas, apesar de ter enfrentado uma queda de 2,2% em junho. O ambiente econômico atual gera estabilidade no mercado de trabalho e aumenta a confiança do consumidor, o que impulsiona o consumo e promove esta expansão econômica. Fonte: IBGE

47% dos varejistas brasileiros adotam Inteligência Artificial e aprimoram suas operações. Apostar em IA pode transformar a experiência do cliente, impulsionar a eficiência operacional e abrir novas oportunidades de crescimento no varejo. Com foco em turbinar marketing e vendas, esses dados destacam a crescente tendência do setor varejista em ajustar suas estratégias para atender melhor às necessidades e preferências dos consumidores, aumentando a fidelização, otimizando a experiência de compra e melhorando a eficiência operacional. As principais aplicações da IA no setor varejista incluem: Atendimento ao cliente via chatbots (56%) Criação de conteúdos de Marketing (50%) Personalização da experiência do cliente (36%) Análise de tendências (34%). Além disso, a tecnologia também é utilizada para automatizar relatórios (25%) e prevenir fraudes (22%). Quais são os resultados? Aumento de Eficiência (84%) Redução de Custos (42%) Melhorias na Satisfação do Cliente (39%) Crescimento nas Vendas (36%) Os resultados da adoção de IA são promissores: Os varejistas relataram um aumento de eficiência (84%) e uma redução de custos (42%). Além disso, 39% notaram melhorias na satisfação do cliente e 36% registraram um crescimento nas vendas. Por isso, explore essa tecnologia, ajuste suas estratégias e conquiste uma vantagem competitiva.

Transformar a comunicação visual no setor varejista não seria possível sem cada um de vocês. Hoje, gostaríamos de celebrar e agradecer a cada cliente que confia em nosso trabalho e participa da nossa história. Graças a vocês, conseguimos tornar a experiência de compra de mais de milhares de consumidores em um momento mais envolvente, fluido e personalizado. Vamos continuar criando juntos! 🤝⭐️
Por que ter marca própria no ponto de venda? Entenda os benefícios da estratégia no varejo. Produtos de marca própria por regra oferecem o melhor custo-benefício ao consumidor, gerando vantagens significativas ao varejista: ✅Fidelização do cliente ao PDV; ✅Mais autonomia em relação aos fornecedores; ✅Margem de lucro aumentada. A estratégia consolidada no mercado externo vem ganhando espaço no Brasil, principalmente por grandes redes. Em 2023, das empresas adeptas ao método, 1 em cada 5 produtos vendidos era de marca própria.* O desafio de lançar uma marca própria se faz necessário quando a estratégia vem se mostrando cada vez mais eficaz no longo prazo. *Fonte: Revista SuperVarejo

Como patrocinador, a Gera Arte esteve na APAS Experience regional de Bauru! 🛒 Nosso consultor, Matheus Picoloto, nos representou no evento que prestigia o mercado varejista, as inovações e as experiências personalizadas no setor. ✨ Estavam reunidas figuras de prestígio do ramo, que você pode conferir nas fotos a seguir. Uma parceria Gera Arte & APAS. 🤝

Qual o impacto do layout na experiência do cliente? O layout no varejo vai além de uma simples organização. Modelos estratégicos facilitam a jornada de compra do cliente e, por consequência, impulsionam as vendas. Conciliado a uma comunicação visual inteligente, os modelos podem trazer uma orientação natural, que garanta uma movimentação fluída no PDV. Iluminação adequada, sinalizações e displays bem posicionados, são exemplos práticos de uma CV capaz de chamar a atenção e fidelizar clientes. Proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente é alinhar sua CV ao layout certo!